sexta-feira, 10 de agosto de 2012

GRAVIER: A PARTE ESQUECIDA DE ICAPUI


Posto de Saúde do Gravier (sem a porta)
“ O presente artigo, fora enviado para o nosso blog. Na postagem preservamos a identidade do autor, atendendo o pedido do mesmo. Desde já agradecemos ao autor  pelo texto, que avaliamos ser de grande valia para apreciação do povo de Icapui ”

Ao visitar a comunidade do Gravier, por esses dias, não encontrei outro título para dar ao presente artigo, senão o que fora supracitado: “Gravier: a parte esquecida de Icapui”. A assertiva que dá nome a esse texto pode, num primeiro momento, parecer um exagero; eu também achava isso, mas pude concluir que é fato ao ver de perto aquele cenário desolador. Cenário esse, que busco descrever sucintamente na sequencia.
Ao se tomar à via, de estrada carroçável, que dá acesso a comunidade, pode-se comprovar o acesso precário que os moradores do Gravier e seus visitantes têm de enfrentar; a paisagem em volta do percurso, monótona, desértica, árida, me comunica uma prévia do descaso que estava prestes a contemplar. Até que... uma placa me informa, eu ainda estou em Icapuí.
As frondosas pitombeiras, características dessa localidade, presenteiam com pontos de descanso, para quem caminha sob o sol escaldante. Elas até tentam ser, mas não são a marca do Gravier. O atributo mais marcante dessa terra é o povo. O gravielense é um povo que reúne características nobres como a garra, a humildade, a gentileza e a receptividade.  
Mas não posso fechar os olhos mediante a situação em que aqueles conterrâneos se encontram. Os moradores, como num ”mantra”, algo que já estão cansados de repetirem, apresentam um cenário difícil de se conceber: ruas sem pavimentação, escola (que é agregada ao posto de saúde) sem a mínima estrutura, posto de saúde depredado (nem a porta tinha, quando visitei), quadra ou espaço destinado á prática de esportes, não existe, e só parte da comunidade tem acesso aos benefícios da energia elétrica. Definitivamente, os moradores do gravier mereciam mais.
No entanto, o fato que mais me entristece nisso tudo é que o atual prefeito e candidato, Jerônimo, nem se quer, incluiu o gravier no seu plano de governo apresentado ao TRE (e disponível para consulta no DivulgaCand – link abaixo), isto é, para mim, cidadão Icapuiense, algo inexplicável. Num último desabafo: tenho ainda, viva em meu peito, a esperança de ver aquela terra, tão humilde, reconhecida como parte de Icapui. Estou convicto, mais do que nunca, de que no dia 07 de outubro a maioria de nossa gente optará por mudança, principalmente os eleitores de uma comunidade que até o nome a atual gestão fez questão de esquecer.

“Críticas de um cidadão icapuiense, que não conseguiu ficar calado”.



Escreva para gente:< blogdomarcusreboucas@gmail.com 

VOTE CERTO
VOTE 19 !!

0 comentários:

Postar um comentário