quinta-feira, 23 de agosto de 2012

HONESTIDADE É A MELHOR POLÍTICA



"Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto,
ele seria honesto ao menos por desonestidade."
Sócrates


Esta na moda ser “esperto”. Faz tempo que a honestidade tem pouco espaço neste país, vou me referir ao Brasil, pois não sei a realidade dos outros países, e nem vou me basear em informações da mídia para comparar o Brasil com outras localidades.

Ser honesto muitas vezes é ser considerado bobo, o que é totalmente diferente, pois numa definição direta, honestidade esta ligada a valores morais que se possui devido a uma boa formação de caráter. Bobo significa tolo, pobre de inteligência. Não acho que uma pessoa honesta é boba, pelo contrário, é mais inteligente que um considerado “esperto”.

O maior problema esta no fato de que num país onde a maioria tenta se dar bem as custas dos outros, esses tipos de valores estão perdendo o significado, muitos se deixam levar pela “onda”, acreditam que para se dar bem na vida é somente sendo desonesto, tentando levar vantagem em tudo e principalmente lesando os outros, o que é um erro.

 A pessoa desonesta, com o tempo passa a desconfiar de todos, acredita que sempre alguém quer levar vantagem em cima dela, por isso vive com desconfianças, isso realmente é bom? Ser honesto ao contrário, é ser reconhecido como uma grande pessoa pelo seu meio social, as pessoas dão credibilidade a pessoas honestas, afinal estamos num período de escassez de honestidade.

Enquanto as pessoas não mudarem seus conceitos, a desonestidade continuará, não estou idealizando aqui uma sociedade completamente livre da desonestidade, mas sim uma onde a honestidade é bem maior, e isso ainda não é o que ocorre no Brasil, porém acredito que é preciso muito caráter para manter-se honesto num país onde todos os dias a mídia mostra que somente os desonestos se dão bem, é preciso ser forte para não ser levado pela “onda” que esta quase se tornando um Tsunami.

Fonte: Adaptado do Blog Opinião e Reflexão

0 comentários:

Postar um comentário