sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HOMENAGEM: DR. ALDO E FAMÍLIA CUNHA REBOUÇAS


“Dr. Aldo Rebouças é um orgulho para todos os icapuienses. Professor emérito do Instituto de Geociências da USP, ele se dedicou ao estudo das águas subterrâneas no país e formou uma geração de profissionais da área. Um filho ilustre que foi longe, mas nunca negou suas origens”


Aldo da Cunha Rebouças é mais um filho ilustre de Icapuí que não nasceu para ficar no anonimato. Filho de um pedreiro, o Sr. João Cunha Rebouças e de uma professora, Dona Maria do Carmo ( ou Dona Carminha como era carinhosamente conhecida). – A foto, logo abaixo, registra a família Cunha Rebouças:  Seu João, Dona Carminha e alguns de seus filhos, inclusive Aldo. O seu João Cunha, apesar de ser um homem simples, desde muito cedo se preocupou com a educação dos filhos, por isso montou uma escola dentro da própria casa da família, localizada no Sítio do Engenho, comunidade de Peixe Gordo. Aldo (ou respeitosamente Dr. Aldo) nasceu no dia 5 de agosto de 1937, nesse lar onde sempre predominou a união e o carinho com seus 16 irmãos. 

Seu João, Dona Carminha e alguns de seus filhos
Esse icapuiense ilustre entraria para a história como um dos homens que mais se preocuparam com a questão da água, especialmente o mal aproveitamento desse recurso. Deixaria para nossa geração uma herança inestimável, em contribuições para a ampliação da geologia e formulação de políticas públicas voltadas para a preservação de recursos hídricos. 

Ainda adolescente, o menino fora obrigado pelas circunstâncias a deixar Icapuí para prosseguir sua trajetória estudantil. Estudou no Colégio Marista, foi lá que o futuro Dr. Aldo aprendeu a falar fluentemente francês.

Em 1962, ele se formou em geologia pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Após sair da faculdade, foi trabalhar na Sudene, onde fez um programa de mapeamento hidrogeológico do Nordeste, segundo o filho André, também geólogo. O mestrado (1964) e o doutorado (1973) foram na França. Já o pós-doutorado (1986) foi concluído na Universidade Stanford, nos EUA. Na década de 1970, após convite da USP, Aldo passou a trabalhar na instituição, onde criou um centro de pesquisa de águas subterrâneas.

Audo com amigos e seus 16 irmãos em Peixe Gordo
Dr. Aldo Rebouças, além de suas inúmeras contribuições, de ter inspirado vários projetos ambientais, se preocupou tanto com a escassez da água que criticava o projeto de Transposição do Rio São Francisco (Velho Chico), afirmando que a problemática da seca no Nordeste não consistia na falta de água, mas sim pela falta do reaproveitamento da água das chuvas, pela ausência de barragens e o não aproveitamento de nossas águas subterrâneas, com medidas de perfuração de poços artesanais. O filho ilustre de nossa terra defendia como instrumento ao combate à pobreza, o direito de saneamento e abastecimento de água a todos.

Casado havia 45 anos com a dona de casa Suzana, Aldo teve ao todo três filhos. Era, segundo a família, muito presente. Os almoços em casa eram para ele um ritual. Nos últimos anos, já aposentado, sofria de Parkinson. Veio a falecer no dia 18 de Abri de 2011, aos 73 anos, deixando um legado extraordinário e servindo de exemplo para todos os jovens estudantes de seu torrão natal, transmitindo com sua vida uma mensagem, de que em meio as mais impetuosas adversidades, é possível fazer a diferença. Se você acreditar.
UMA HOMENAGEM DO FUTURO PREFEITO DE ICAPUI MARCUS REBOUÇAS.


Fontes: Jornal Folha de São Paulo, Blog Peixe Gordo News, informação de populares da comunidade de Peixe Gordo
As informações contidas no artigo foram transmitidas por populares, parentes e amigos dos homenageados, bem como acrescentadas de fotos colhidas na internet, das quais damos mérito total às fontes.


 Escreva para gente e participe do quadro "Filhos ilustres de nossa terra", através do e-mail:<blogdomarcusreboucas@gmail.com>

0 comentários:

Postar um comentário